sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

(A primeira) Mudança de planos

Ontem comprei o Europass pra mim e pro Danilo. Ele nos dá direito a usar trem em 10 dias quaisquer durante 2 meses em quatro países pré-determinados: Itália, Espanha, Suíça e Alemanha. Sim, eu escolhi Suíça em vez de França; essa foi uma das mudanças de planos.

Nós fazemos parte de um clube de viagens chamado Hapimag e, por isso, temos descontos e facilidades em alguns hotéis. Não precisaremos, portanto, ficar em albergues se ficarmos em cidades em que existem hotéis conveniados. E, bom, um italiano que trabalha nesse grupo nos conhece e vai nos acompanhar em boa parte da viagem. Ele nos disse que Chamonix é um lugar meio difícil de se chegar e de se sair também, e que deveríamos esquiar na Suíça mesmo porque, apesar de ser mais longe da Espanha, tem mais opções de transporte para ir até lá. Daí eu ter escolhido esses 4 países pro Europass.

O Europass, como eu já disse, nos dá direito de viajar de trem. Mas, por enquanto, só temos o direito! É que para viajar, não basta ter o Europass e marcar as passagens quando queremos; nós temos que comprar (isso mesmo, pagar de novo) a opção poltrona, colchete ou cabine do trem. E se demorarmos muito para comprar as passagens certinho, corremos o risco de ficarmos sem, ou termos que comprar uma cabine privativa (bem mais cara) porque não têm mais poltronas disponíveis. No mínimo, quanto mais demoramos para comprar, mais caras as passagens ficam.

O problema é que não sabemos os dias exatos em que vamos usar o trem, porque dependemos da polícia italiana passar na "nossa casa" em Bologna para ver que moramos lá e fazer os documentos. E nessa parte da viagem também tivemos mudança: agora a polícia pode demorar entre 1 e 3 semanas para nos visitar, em vez de 1 ou 2 semanas. E mais: agora existe uma segunda visita da polícia à nossa casa, 1 mês depois da primeira. Ou seja: se a primeira visita da polícia não for rápida, não teremos tempo de visitar tudo que queremos.

E, sendo rápida ou não, essa visita não nos permite planejar nada, marcar passagens ou reservas em hotel. Em resumo, dependemos muito da sorte...

A outra possível mudança é Veneza, gente. Nosso amigo italiano Luigi nos disse que Veneza no Carnaval é 10 vezes mais cara que o normal, que não encontraremos hospedagem e talvez nem passagem de trem. Por isso estou com pressa para ter esse Europass na mão e marcar pelo menos a viagem pra Veneza (porque essa eu sei quando vai ser: tem que ser no Carnaval!). O conselho do Luigi foi passar só um dia lá e voltar pra Bologna, para não termos que dormir lá. Ainda não sei o que faremos. Mas fiquei desanimada: ir e voltar de Veneza no mesmo dia? Não vai dar pra aproveitar!

Enfim, mil coisas...temos que torcer; meu primo Lelo teve a visita da polícia em 6 dias! Espero que a sorte esteja no nosso sobrenome.

Um comentário:

deLira disse...

nao se esqueca d me trazer chocolate da suica..rsrs

boaaaa viagem!!

^^

=***